José Lewgoy


 

José Lewgoy (1920-2003).
Gaúcho de Veranópolis, era o caçula de oito irmãos, filho de uma americana e de um russo.

O ESTADO DE SÃO PAULO, 15.03.1996 / Caderno 2
Lewgoy ajuda a revigorar o cinema nacional
Aos 75 anos, o ator vibra com os novos rumos da arte no País e participa de muitas produções

 

BETH NÉSPOLI - Especial para o Estado

jose lewgoy
RIO - Aos 75 anos, José Lewgoy poderia perfeitamente representar o papel do velho ator que passa os dias escrevendo suas memórias. No entanto, o clima de sereno recolhimento passou longe desse gaúcho temperamental e impaciente que há décadas mantém uma agenda repleta de compromissos com a televisão e o cinema brasileiro.
No carnaval, Lewgoy gravou uma participação especial na novela Quem É Você, na TV Globo. No dia 3, viajou para o Festival de Cartagena, na Colômbia, onde ganhou o prêmio de melhor ator coadjuvante por sua participação em O Judeu, de Jom Tob Azulay. Ele também concorreu com O Quatrilho, de Fábio Barreto.

Em abril, está de volta para participar das filmagens de A Hora Mágica, de Guilherme de Almeida Prado. No ano passado, atuou em O Monge e a Filha do Carrasco, filme dirigido por Walter Lima Júnior e produzido por Jofre Rodrigues, que já o convidou para sua próxima produção - Vestido de Noiva. Lewgoy revela ainda "estar nos planos" do diretor Paulo Thiago, que começa a filmar em breve Policarpo Quaresma, Herói do Brasil, com roteiro de Alcione Araújo baseado no romance de Lima Barreto.
Sem dúvida, o cinema brasileiro apenas tem a ganhar utilizando o talento e a rara experiência desse ator. Mas é uma pena que tanta agitação acabe impedindo que Lewgoy concretize seu desejo de escrever uma autobiografia. Afinal, por meio de sua história, o público conheceria também boa parte da história do cinema brasileiro - desde as chanchadas da Atlântida, passando pelo Cinema Novo, até as mais recentes produções. Ele trabalhou também com cineastas estrangeiros, como Werner Herzog e Paul Mazursky.
As memórias do ator também revelariam sua sólida e sofisticada formação cultural - uma faceta desconhecida por boa parte de seus admiradores. Lewgoy fala fluentemente francês, inglês, italiano, espanhol, além de "um alemão que dá para o gasto". Pretende ainda estudar japonês. Formou- se em Arte Dramática na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e demonstra amplos conhecimentos de literatura e dramaturgia.
Nos anos 40, em Porto Alegre, Lewgoy trabalhava como tradutor na editora Globo, onde mantinha estreita convivência com escritores do porte de Mário Quintana. Nessa época, já era formado em Ciências Políticas e Econômicas.
Em 1947, traduziu, dirigiu, desenhou os cenários e interpretou O Viajante sem Bagagem, de Jean Anouilh. Na estréia, Érico Veríssimo, seu colega da editora Globo, compareceu acompanhado do adido cultural norte-americano, o que lhe valeu uma bolsa de estudos para Yale.
De volta ao Brasil, em 1949, fez o primeiro de uma série de vilões na Atlântida, no filme Carnaval no Fogo, dirigido por Watson Macedo, considerado o mestre da chanchada. Até 1954, quando foi morar na França, Lewgoy trabalhou em inúmeros filmes, entre eles as primeiras paródias a produções de Hollywood, dirigidas por Carlos Manga, como Carnaval na Atlântida. Recentemente, voltou a trabalhar com o diretor na minissérie Engraçadinha, de Nélson Rodrigues.
Quando retornou da França, em 1964, além de trabalhar em teatro e no jornal O Pasquim, Lewgoy inaugurou, com O Bofe, uma bem-sucedida carreira nas telenovelas. Em 1983, no último dia de gravação da novela Louco de Amor, em que seu personagem Edgard fazia enorme sucesso, Lewgoy sofreu um grave acidente de carro, causando comoção nacional. Como bom gaúcho, saiu numa cadeira de rodas do hospital para gravar cenas do O Beijo da Mulher Aranha, de Hector Babenco.

José Lewgoy (1920-2003). Gaúcho de Veranópolis, era o caçula de oito irmãos, filho de uma americana e de um russo.

FILMOGRAFIA:

- CARNAVAL NO FOGO (1949), Atlântida Cinematográfica, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Watson Macedo.

– QUANDO A NOITE ACABA ou PERDIDA PELA PAIXÃO (1950), Artistas Associados, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Fernando de Barros.

– KATUCHA (1950), George (Jiri) Dusek Produções Cinematográficas, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Paulo Machado.

– AVISO AOS NAVEGANTES (1950), Atlântida Cinematográfica, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Watson Macedo.

– CASCALHO (1950), Sul Filmes, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Léo Marten.

- MAIOR QUE O ÓDIO (1950), Atlântida Cinematográfica, Brasil / Rio de Janeiro, direção de José Carlos Burle.

– AÍ VEM O BARÃO (1951), Atlântida Cinematográfica, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Watson

– BARNABÉ TU ES MEU (1951), Atlântida Cinematográfica, Brasil / Rio de Janeiro, direção de José Carlos Burle.

– AREIAS ARDENTES (1951), Atlântida Cinematográfica, Brasil / Rio de Janeiro, doreção de J.B:Tanko.

– AMEI UM BICHEIRO (1952), Atlântida Cinematográfica, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Jorge Ileli e Paulo Wanderley.

– OS TRÊS VAGABUNDOS (1952), Atlântida Cinematográfica, Brasil / Rio de Janeiro, direção de José Carlos Burle.

– CARNAVAL ATLÂNTIDA (1952), Atlântida Cinematográfica, Brasil / Rio de Janeiro, direção de José Carlos Burle.

– OS TRÊS RECRUTAS (1953), Atlântida Cinematográfica e Cinelândia Filmes, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Eurides Ramos.

– CARNAVAL EM CAXIAS (1953), Atlântida Cinematográfica, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Paulo Wanderley.

– MATAR OU CORRER (1954), Atlântida Cinematográfica, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Carlos Manga.

– S.O S. NORONHA (1956), Co-produção Brasil-Rio de Janeiro / França-Paris / Itália-Roma e Alemanha-Berlim, direção de George Rouquier.

– ESCAPADE (1957), Produção francesa, Pathé Conéma, França / Paris, direção de Ralph Habib.

– LES FANATIQUES (1957), Produção estrangeira, Co-produção C.G.C / Cinégraph, França-Paris e Regent, Itália-Roma, direção de Alex Joffé.

– QUAND SONNERA MIDI (1957), Produção estrangeira, Co-produção Cinédis, França-Paris / Itália-Roma, direção de Edmond T.Gréville.

– QUATRO MULHERES PARA UM HERÓI (1962), Co-produção: Imperial Filmes (Rio de Janeiro), Procidis Films (Paris-França) e Nestor F.Gafet (Buenos Aires-Argentina), direção de Leopoldo T.Nilson.

– HISTÓRIA DE UM CRÁPULA (1965), Magnus Filmes e Produções Cinematográficas Herbert Richers, Rio de Janeiro, direção de Jece Valadão.

– UMA ROSA PARA TODOS (UNA ROSA PER TUTTI) - (1965), Produção italiana, Vides Cinematográfica (Roma, Itália), direção de Franco Rossi.

– ARRASTÃO (LES AMANTS DE LA MER) - (1966), Produção francesa, Sumer Films (Paris, França), direção de Antoine D’Ormeson.

– DUELO NEL MONDO (DUEL DANS DE MONDE) - (1966), Co-produção Roma / Itália e Paris / França, direção de Edmond T.Gréville.

-AS CARIOCAS (3 episódios) - (1966), Wallfilmes (Rio de Janeiro) e A.A.S.Filmes (São Paulo), direção de diversos diretores: Fernando de Barros, Walter Hugo Khouri e Roberto Santos.

-MERCENÁRIOS DO CRIME - 3º episódio: "Carnaval de assassinos" - (1966), Produção estrangeira ?

-TERRA EM TRANSE (1966), Mapa Filmes e Difilm, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Glauber Rocha.

-PALMEIRAS NEGRAS (Svarta palmkronor) - (1967), Produção suéca, Sandrews, Estocolmo / Suecia, direção de Lars Magnus Lindgren.

– JERRY, A GRANDE PARADA (1967), Produções Cinematográficas Herbert Richers e Magnus Filmes, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Carlos Alberto de Souza Barros.

– ROBERTO CARLOS EM RITMO DE AVENTURAS (1967), Produções Cinematográficas R.F.Farias, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Roberto Farias.

– OS VICIADOS – 1º episódio: "A trajetória" – (1968), Magnus Filmes, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Braz Chediak.

- TARZAN E O MENINO DA SELVA (Tarzan and the jungle boy) - (1968), Co-produção Hollywood / USA e Berna / Suiça, direção de Robert Gordon.

-A VIDA PROVISÓRIA (1968), Saga Filmes, Produções Cinematográficas L.C.Barreto e Tecla Filmes, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Maurício Gomes Leite

-OS PAQUERAS (1968), Produções Cinematográficas R.F.Farias, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Reginaldo Faria.

– ROBERTO CARLOS E O DIAMANTE COR DE ROSA (1968), Produções Cinematográficas R.F.Farias, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Roberto Farias.

– OLHO POR OLHO (An Eye for an eye) (1968), TV Films e NBC, direção de Robert Gordon.

– OS OLHOS DO LEÃO (Eyes of the lion) - (1968), TV Films e NBC, direção de Robert Gordon.

– NÃO APERTA, APARICIO (1969), Cinematográfica Leopoldis Som, Brasil / Porto Alegre, Rio Grande do Sul, direção de Pereira Dias.

– A UM PULO DA MORTE – episódio: "A madona de ouro ou cedro" – (1969), Produções Cinematográficas Herbert Richers, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Victor Lima.

– A CAMA AO ALCANCE DE TODOS - 2º episódio: "A segunda cama" – (1969), J.B.Produções Cinematográficas, Grupo Câmara Produções Cinematográficas e D.F.Produções Cinematográficas, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Daniel Filho.

- PECADO MORTAL (1969), M.F.Produções Cinematográficas / C.N.Promoções e Publicidade / Gustavo Dahl Produções Cinematográficas, Brasil / Rio de Janeiro, Direção de Miguel Faria Júnior.

– O BOLÃO (1970), Wilson Silva Produções Cinematográficas e Profilminas, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Wilson Silva.

– OS AMORES DE UM CAFONA (1970), Horus Filmes e P.N.F., Brasil / Rio de Janeiro e São Paulo, direção de Osíris Parcifal de Figueiroa e Penna Filho.

– PRA QUEM FICA... TCHAU! (1970), Produções Cinematográficas R.F.Farias, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Reginaldo Faria.

– O DONZELO (1971), Allegro Filmes e Roberto Baker Produções Cinematográficas, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Stefan Wohl.

– LUA DE MEL & AMENDOIM – 2º episódio: "Berenice" – (1971), Cinedistri (São Paulo) e Sincro Filmes (Rio de Janeiro), Brasil /São Paulo e Rio de Janeiro, direção de Fernando de Barros.

– GAUDÊNCIO, O CENTAURO DOS PAMPAS – (1971), Gemini Produções Cinematográficas, Brasil / Porto Alegre (Rio Grande do Sul), direção de Fernando Amaral.

– A VIÚVA VIRGEM (1972), Sincro Filmes, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Pedro Carlos Rovai.

– QUANDO O CARNAVAL CHEGAR (1972), Mapa Filmes, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Carlos Diegues.

– O GRANDE GOZADOR (1972), Bennio Produções Cinematográficas, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Victor di Mello.

– INDEPENDÊNCIA OU MORTE (1972), Cinedistri, Brasil / São Paulo, direção de Carlos Coimbra.

– COMO ERA BOA A NOSSA EMPREGADA – 2º episódio: "O terror das empregadas" – (1972), Atlântida Cinematográfica, Kiko Filmes e Vidya Filmes, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Victor di Mello.

– OS MANSOS – 1º episódio: "A b... de ouro" (1973), Sincro Filmes, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Pedro Carlos Rovai.

– GENTE QUE TRANSA – épisódio: "Os imorais" – (1974), Phoenix Filmes do Brasil, Brasil /Sâo Paulo, direção de Sílvio de Abreu.

– RELATÓRIO DE UM HOMEM CASADO (1974), Flávio Tambellini Produções Cinematográficas, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Flávio Tambellini.

– AS SECRETÁRIAS QUE FAZEM DE TUDO (1974), Atlântida Cinematográfica (Rio de Janeiro) e Phoenix Filmes do Brasil (São Paulo), Brasil / Rio de Janeiro e São Paulo, direção de Alberto Pieralisi.

– AS ALEGRES VIGARISTAS - 2º episódio: "O padre e a modelo" – (1974), CASB Produções Cinematográficas, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Carlos Alberto de Souza Barros.

– ASSIM ERA A ATLÂNTIDA (1975), documentário, Atlântida Cinematográfica e Carlos Manga Produções Cinematográfica, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Carlos Manga.

- EU DOU O QUE ELA GOSTA (1975), Sincro Filmes e Plano Cinematográfica, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Braz Chediak, Cecil Thiré e Sindoval Aguiar.

- INTIMIDADE (1975), Relevo Produções Cinematográficas e Embrafilme, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Perry Salles e Michael Sarne.

- UM SOUTIEN PARA PAPAI (1975), CASB Produções Cinematográficas, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Carlos Alberto de Souza Barros.

- O HOMEM DE PAPEL (VOLÚPIA DO PRAZER ou VOLÚLIA DE UM DESEJO) – (1975), Nortefilmes do Brasil, Brasil / Fortaleza (Ceará), direção de Carlos Coimbra.

- PADRE CÍCERO (1975), Moraes Produções Cinematográficas, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Helder Martins de Moraes.

- O QUARTO DA VIÚVA (1975), Misfilmes, Brasil / São Paulo, direção de Sebastião de Souza.

- O IBRAHIM DO SUBÚRBIO – 2º episódio: "O Iibrahim do subúrbio" - (1976), Sincro Filmes, Lynx Filmes e Arte Nova Filmes, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Cecil Thiré.

- OURO SANGRENTO (TENDA DOS PRAZERES) - (1976), Zodíaco Filmes, Brasil / Rio de Janeiro, direção de César Ladeira Filho.

- DIÁRIO DA PROVÍNCIA (1977), Roberto Palmari Produções Cinematográficas, Topázio Filmes e Lynx Filmes, Brasil / São Paulo, direção de Roberto Palmari.

- AS AVENTURAS DE MOMO MONTANHA (JORDEN ER FLAD) - (1977), Co-produção Alter Filmes (Rio de Janeiro) e Det Danske Filminstitut (Capenhague), Brasil / Rio de Janeiro e Dinamarca / Copenhague, direção de Henrik Stangerup.

- O OUTRO LADO DO CRIME (1978), Topázio Filmes, Brasil / São Paulo, direção de Clery Cunha.

- CURUMIM (1979), Nau Filmes e Embrafilme, Brasil / São Paulo, direção de Plácido Campos Júnior.

- REPÚBLICA DOS ASSASSINOS (1979), Roma Filmes, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Miguel Faria Júnior.

- TERROR E ÊXTASE (1979), Artenova Filmes, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Antônio Calmon.

- OS MUCKER (JACOBINE) - (1980), ficção-documentário, Co-produção, ...... (São Paulo) e Stopfilm (Munique), Brasil / São Paulo e Alemanha / Munique, direção de Jorge Bodansky e Wolf Gauer.

- O GIGANTE DA AMÉRICA (1980), Magnus Filmes e Embrafilme, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Júlio Bressane.

- ENGRAÇADINHA (1981), Encontro Produções Cinematográficas e Embrafilme, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Haroldo Marinho Barbosa.

- FITZCARRALDO (1981), produção estrangeira, Co-produção Filmverlag der Autoren, Pro-ject Filmproduktion, Werner Herzog Filmproduktion e Zweites Deutsches Fernsehen (ZDF) (Alemanha) e Wildlife Films (Peru), direção de Werner Herzog.

- TABU (1982), Júlio Bressane Produções Cinematográficas, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Júlio Bressane.

- PERDIDA EM SODOMA (1983), Empresa Cinematográfica Haway e Alfa Filmes, Brasil / São Paulo, direção de Nilton Nascimento.

- OS BONS TEM POS VOLTARAM – VAMOS GOZAR OUTRA VEZ – 1ºepisódio: "Sábado quente" – (1983), Cinearte Filmes, Brasil / São Paulo, direção de Ivan Cardoso.

- TENSÃO NO RIO (1984), Sombra Cinema e Comunicações, Produtores Associados, Produções Cinematográficas L.C.Barreto e Embrafilme, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Gustavo Dahl.

- FEITIÇO DO RIO (Blame it on Rio) - (1984), Produção estrangeira, Sherwood (USA), direção de Stanley Donen.

- O BEIJO DA MULHJER ARANHA (Kiss of the spider woman) - (1984), Co-produção H.B.Filmes (São Paulo) e Island Alive Film e Superloaf Films Inc (Hollywood), direção de Hector Babenco.

- OS TRAPALHÕES E O REI DO FUTEBOL (1986), Renato Aragão Produções Artísticas, Pelé-Saad Comunicações & Empreendimentos e Embrafilme, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Carlos Manga.

- A DAMA DO CINE SHANGAI (1987), Star Filmes e Raiz Produções Cinematográficas, Brasil / São Paulo, direção de Guilherme de Almeida Prado.

- COBRA VERDE (1987), Produção estrangeira, Werner Herzog Filmproduktion e Zweites Deutsches Fernsehen (ZDF) (Alemanha), direção de Werner Herzog.

- LUAR SOBRE PARADOR (Moon over parador) - (1988), Produção estrangeira, Universal Pictures (USA), direção de Paul Mazursky.

- O ESCORPIÃO ESCARLATE (1988), Topázio Filmes, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Ivan Cardoso.

- FESTA (1988), NDR Filmes, La Luna Filmes, Quanta Filmes e Embrafilme, Brasil / São Paulo, direção de Ugo Giorgetti.

- FACA DE DOIS GUMES (Two edged knife) - (1989), Co-produção DWD Cinema, Videofilmes e Embrafilme (Rio de Janeiro) e Cinequanon, Hamster Productions, Storm Entertainment (Paris), Brasil / Rio de Janeiro e França / Paris, direção de Murilo Salles.

- OS SERMÕES (1989), Júlio Bressane Produções Cinematográficas e Embrafilme, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Júlio Bressane.

- STELINHA (1990), Filmes do Sol, Skylight Cinema, Palatinato Participações, Ensaio Geral Produções Artísticas e Embrafilme, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Miguel Faria Júnior.

- PERFUME DE GARDÊNIA (1992), Star Filmes e Raiz Cinematográfica, Brasil / São Paulo, direção de Guilherme de Almeida Prado.

- O JUDEU (1994), Co-produção Tatu Filmes, A&B Produções, Animatógrafo Produção de Filmes, Metrofilme Actividade Cinematográficas, Brasil / São Paulo e Portugal / Lisboa, direção de Jom Tob Azulay.

- MIL E UMA (1994), Co-produção 1001 Filmes (Rio de Janeiro), TVE –Televisión Española (Madrid), Gemini Films (Paris) e Madragoa Filmes (Lisboa), Brasil / Rio de Janeiro, Espanha /Madrid, França / Paris e Portugal / Lisboa, direção de Suzana Moraes.

- O MONGE E A FILHA DO CARRASCO (The monk and the hangman’s daughter) - (1995), Co-produção JBR Filmes (Rio de Janeiro) e KCK Productions (Hollywood), Brasil / Rio de Janeiro e USA / Hollywood, direção de Walter Lima Júnior.

- O QUATRILHO (1995), Produções Cinematográficas L.C.Barreto e Filmes do Equador, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Fábio Barreto.

- A HORA MÁGICA (1998), Starfilmes e Raiz Cinematográfica, Brasil / São Paulo, direção de Guilherme de Almeida Prado.

- POLICARPO QUARESMA (1998), Vitória Produções Cinematográficas, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Paulo Thiago.

- SONHOS TROPICAIS (2002), Centro de Cultura Cinematográfica Providence, Brasil / São Paulo, direção de André Sturm.

- APOLÔNIO BRASIL, CAMPEÃO DA ALEGRIA (2002), Mac Comunicação e Produção, Brasil / Rio de Janeiro, direção de Hugo Carvana.

NOTÍCIAS

Último filme de José Lewgoy estréia no Festival de Gramado
"Apolônio Brasil, campeão da alegria", filme de Hugo Carvana que registra a última participação do ator José Lewgoy no cinema, será mostrado em primeira mão no Trigéssimo Primeiro Festival de Gramado - Cinema Brasileiro e Latino, que ocorre entre 18 e 23 de agosto. O filme participa da competição brasileira pelo troféu "Kikito". Lewgoy morreu em fevereiro deste ano, aos 82 anos.
Uma das presenças confirmadas do festival gaúcho, Hugo Carvana faz parte de sua história. O ator e diretor carioca já venceu o kikito de melhor filme em 1974 por "Vai Trabalhar Vagabundo" e o de ator em 1991 por "Vai Trabalhar Vagabundo-A Volta". Em 2001, foi homenageado com o "Oscarito", a premiação máxima do cinema brasileiro. Este ano, o ator Milton Gonçalves receberá este troféu, que em 1997 foi justamente de José Lewgoy, que era gaúcho de Veranópolis. (Cineweb 23/7/2003 14h40)

PRÊMIOS

No filme "Quando a noite acaba", melhor ator secundário (José Lewgoy), prêmio "Associação Brasileira de Cronistas Cinematográficos", Rio de Janeiro, em 1950.

No filme "Amei um bicheiro" , melhor ator (José Lewgoy), prêmio " Primeiro Festival de Cinema do Distrito Federal, Rio de Janeiro, 1953.

No filme "Terra em transe", melhor ator (José Lewgoy), prêmio "Segundo Festival de Cinema de Juiz de Fora", Minas Gerais, 1967.

No filme "Pecado mortal", melhor ator (José Lewgoy), prêmio "Coruja de Ouro", Instituto Nacional de Cinema, Rio de Janeiro, 1970; melhor ator (José Lewgoy), prêmio "Governador do Estado de São Paulo", São Paulo, 1970; prêmio especial do júri (José Lewgoy), prêmio da crítica Walter da Silveira, Sexto Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Distrito Federal, 1970.

No filme "O Ibraim do subúrbio", melhor ator (José Lewgoy), prêmio Quinto Festival do Cinema Brasileiro em Gramado, Rio Grande do Sul, 1977.

No filme "A dama do cine Shangai", melhor ator coadjuvante (José Lewgoy), prêmio Segundo Festival de Cinema de Natal, Rio Grande do Norte, 1988.

No filme "Perfume de gardênia", melhor ator coadjuvante (José Lewgoy, prêmio dividido com Roberto Bomtempo, por A maldição do Sampaku), no Vigéssimo Quinto Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Distrito Federal, 1992.

No filme "O judeu", melhor ator coadjuvante (José Lewgoy), prêmio Vigéssimo Oitavo Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Distriro Federal, 1995; melhor ator coadjuvante (José Lewgoy), prêmio no Festival de Cartagena, Colômbia, 1995.

No filme "A hora mágica", menção especial para o elenco (José Lewgoy, prêmio dividido com Marília Pêra por O viajante), Décimo Festival de Cinema de Natal, Rio Grande do Norte, 1999

- Ganhou o troféu "Oscarito", concedido pela Fundação Banco do Brasil, 1997.

CURIOSIDADES

- é filho de pai russo e mãe americana, que se conheceram em Nova York.

- Estudou artes dramáticas na Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

- Viveu na Europa entre os anos de 1954 e 1964.

- No início da década de 60 se dedicou ao comércio de importação do café brasileiro.

- Seu primeiro filme "Perdida pela paixão", recebeu o título "Quando a noite acaba", apenas no Rio de Janeiro.

- Era o caçula de oito irmãos.

- Faleceu aos 82 anos, no Hospital Samaritano, em Botafogo, onde estava internado, com quadro de infecção respiratória e respirava com ajuda de aparelhos, dia 10 de fevereiro de 2003.

- O ator começava a preparar-se para o documentário sobre sua carreira.

TRABALHOS NA TV: Ator

Abolição
Os Maias - Abade Custódio
Força de um desejo - conselheiro Felício Cantuária
Labirinto - Dr. Mateus de Toledo Galhardo
Anjo mau - Eduardo Medeiros
Quem é você?
Engraçadinha... seus amores, seus pecados
Pátria minha - Ronaldo Pires
Contos de verão
Perigosas peruas - Branco
O sorriso do lagarto - Lúcio
Meu marido
Gente fina - vovô Olavo
Vida nova
O outro - Agostinho Della Santa
Anos dourados - Brigadeiro Campos
O tempo e o vento - Bento Amaral
Um sonho a mais - Guilherme (Nenê)
Louco amor - Edgar Dumont
Campeão
Música ao longe
Terras do sem fim - Maneco
Plumas & paetês - Gustavo
Água viva - Kleber
Feijão maravilha - Ambrósio / Ambrásio
Dancin' days - Horácio Pratini
Nina - Professor Frazão
Anjo mau - Augusto
O rebu - Carlos de Braga Vidigal
Divinas & maravilhosas - Alonzo
Cavalo de aço - Professor
Esperança -